Av. Professor Flávio Castrioto, 4.399 - Corrêas - Petrópolis - RJ

(24) 2221-2410 / 2236-4100 - Atendimento 24h veterinaria@hospitalvetpet.com.br

Artigos e dicas

Xô Mosquitos


Conversando com o Dr. Antonio Barros, veterinário proprietário do Hospital Veterinário Petrópolis, em Correas, ficamos sabendo que o aedes aegypti não é um risco para nossos pets. Menos mal… Dr. Antonio explicou que a zica, a chicungunha e a dengue são doenças virais com especificidade humana. …
Vale, todavia, limpar diariamente os potes de água dos cães e gatos, lavando bem as bordas, para que não sejam portares dos ovos do aedes aegypti que, embora não afetem os animais vêm causando danos sérios aos humanos, alerta o veterinário. Por outro lado, acrescentou que a difilariose e a leschimaniose, ambas transmitidas por mosquitos, são doenças que afetam cães e gatos.

A Dirofilariose 

Conhecida como a doença do coração, a dirofilariose é transmitida por um mosquito típico das regiões praianas. É uma doença que tem tratamento, mas, o ideal é que seja prevenida, ensina Dr. Antônio, através de comprimidos ministrados a cada 30 dias.

A Leschimaniose
Gravíssima, a doença, uma vez diagnosticada nos animais, tem como indicação sacrificá-los, explica Dr. Antônio. Para humanos, acrescenta, tem tratamento. Transmitida por mosquitos que vivem mais na mata e em locais bastante isolados, não existe uma vacina, no momento, contra a doença, sendo a única maneira de evitá-la, fugir das áreas de contágio. As vacinas foram retiradas do mercado.


Ficam, portanto, as dicas e alertas de quem entende do assunto trabalhando e na área com afinco e dedicação há anos.


 

SAIBA MAIS:

Acesse tambem a pagina de vídeos em destaque para saber mais sobre saude veterinária e conhecer os destaques do Hospital Veterinário de Petrópolis.